quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MOÇÃO DE REPUDIO, Não houve nenhuma representação indígena, na mesa de abertura e dos trabalhos nesta Comissão Nacional da 3º CONAPPIR.


     Imagem













    Parte da delegação Paraibana .

    Considerando que, não houve nenhuma representação indígena, na mesa de abertura e dos trabalhos nesta Comissão Nacional da 3º CONAPPIR. Sentimo-nos descriminados pela exclusão dos povos.

    Pois estamos vivenciando uma Conferencia Racial , a qual trata-se políticas publicas e deveria ser equitativa, consultiva e deliberativa. Deixamos claríssimo que ninguém representa a comunidade indígena que não sejam os próprios.

    Repudiamos qualquer ato de violência dentro de qualquer território indígena (aldeado e não aldeado) que estejam na luta pela demarcação e titulação de seus territórios. Salientamos que o Ministério da Justiça e Igualdade Racial tem por obrigação de Oficio , de estar em defesa dos povos originários.

    O genocídio que imperou desde a colonização e impera até nos dias atuais, tem sido propagado pelos Órgãos governamentais através da ingerência, desídia , omissão e a própria conduta assassina da policia e da política nefasta e fisiológica e lamentavelmente, tem sido o prato da casa. A violência é repudiada com Veemência por todos os indígenas presentes nesta Conferência.

    Se crie uma política publica anti discriminatória em defesa aos povos indígenas . Usem a ciência para melhor assegurar os direitos e não para discriminar ou constranger ou humilhar as Nações. Outrossim, deve o indígena ser respeitado a sua dignidade conforme a pessoa humana, respeitando o principio de sua identidade , conforme rege a constituição Federal. A sua Auto declaração, deve ser respeitada e comprovada pela FUNAI e fazer prova da identidade indígena e não este tenha que se comprovar.



    Brasília, 06 de novembro de 2013.


    Por : Ritinha Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!