Pular para o conteúdo principal

MOÇÃO DE REPUDIO, Não houve nenhuma representação indígena, na mesa de abertura e dos trabalhos nesta Comissão Nacional da 3º CONAPPIR.


     Imagem













    Parte da delegação Paraibana .

    Considerando que, não houve nenhuma representação indígena, na mesa de abertura e dos trabalhos nesta Comissão Nacional da 3º CONAPPIR. Sentimo-nos descriminados pela exclusão dos povos.

    Pois estamos vivenciando uma Conferencia Racial , a qual trata-se políticas publicas e deveria ser equitativa, consultiva e deliberativa. Deixamos claríssimo que ninguém representa a comunidade indígena que não sejam os próprios.

    Repudiamos qualquer ato de violência dentro de qualquer território indígena (aldeado e não aldeado) que estejam na luta pela demarcação e titulação de seus territórios. Salientamos que o Ministério da Justiça e Igualdade Racial tem por obrigação de Oficio , de estar em defesa dos povos originários.

    O genocídio que imperou desde a colonização e impera até nos dias atuais, tem sido propagado pelos Órgãos governamentais através da ingerência, desídia , omissão e a própria conduta assassina da policia e da política nefasta e fisiológica e lamentavelmente, tem sido o prato da casa. A violência é repudiada com Veemência por todos os indígenas presentes nesta Conferência.

    Se crie uma política publica anti discriminatória em defesa aos povos indígenas . Usem a ciência para melhor assegurar os direitos e não para discriminar ou constranger ou humilhar as Nações. Outrossim, deve o indígena ser respeitado a sua dignidade conforme a pessoa humana, respeitando o principio de sua identidade , conforme rege a constituição Federal. A sua Auto declaração, deve ser respeitada e comprovada pela FUNAI e fazer prova da identidade indígena e não este tenha que se comprovar.



    Brasília, 06 de novembro de 2013.


    Por : Ritinha Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...