Pular para o conteúdo principal

Ricardo entrega escola e recebe homenagens na Baía da Traição


 Imagem
Durante a solenidade, Ricardo recebeu título de cidadão baiense pelos serviços prestados à cidade.
O governador Ricardo Coutinho entregou, no início da noite de sexta-feira (1º), a reforma e ampliação da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, na Baía da Traição, Litoral Norte do Estado. Ainda na solenidade, Ricardo recebeu homenagens de honra ao mérito e título de cidadão baiense pelas obras e ações do Governo da Paraíba e realizou a entrega de tablets e bicicletas para a comunidade escolar.

Os moradores da cidade receberam o governador em clima de festa e foram à praça principal prestigiar a entrega da nova escola, que passou por reforma geral e ampliação e hoje conta com laboratórios de robótica, informática, ciências, matemática, além de biblioteca, cantina e banheiros adaptados para portadores de deficiência.

Para Ricardo Coutinho, a entrega da escola faz parte de uma pauta prioritária do Governo da Paraíba. “Tenho um respeito muito grande pela política da educação, porque sei que é somente através da educação que as pessoas podem competir de forma igual. Nesta escola inaugurada, as pessoas vão encontrar laboratório de robótica, antes oferecido apenas nas melhores escolas particulares. Também vamos oferecer laboratório de ciências, matemática, carteiras novas. O quadro de giz, que antes prejudicava a saúde dos professores, foi substituído. Tudo agora é para que melhorem as condições do ensino/aprendizado. Isso significa investimento. O governo investe na Educação. A educação hoje é prioridade para o governo e para o povo da Paraíba”, afirmou o governador.

O prefeito de Baía da Traição, Manoel Messias, agradeceu a entrega da escola, ressaltando a importância da escola para a comunidade. “É uma satisfação ímpar ver essa obra concluída. Construí nessa escola metade da minha história. Hoje ela se tornou um espaço grandioso. Agradecemos e admiramos o governador por todos os seus feitos”, agradeceu o prefeito.

O cacique potiguara Sandro também agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela entrega da escola, ressaltando o diálogo que hoje a comunidade indígena tem com o Governo do Estado. “Essa escola que estamos recebendo é de grande importância. Agora nossa obrigação é zelar. Esperamos que todos cuidem dela e que os pais dos alunos frequentem a escola. A maioria das aldeias tem alunos aqui. Pela quarta vez, o governador vem à Baía da Traição. Ele tem feito muito pelo nosso povo. Nessa escola também vai ser implantada a língua tupi. Agradecemos ao governador por preservar a nossa língua materna”, enfatizou o cacique.

A unidade escolar funciona nos três turnos, atendendo a 405 alunos do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola desenvolve ainda os programas pedagógicos: Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, Mais Educação (educação em tempo integral), Plano Estadual de Educação Ler Entender e Fazer, em parceria com o Brasil Alfabetizado do Governo Federal, e o EJA Médio.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, ressaltou a preocupação do governador em enxergar a educação com respeito. “Entregar uma escola é sempre uma alegria. O que acontece hoje vem se repetindo em todo Estado. Essa é uma determinação do governador de enxergar o aluno de forma respeitosa. Esse é um presente dado à Baía da Traição, uma escola que atende indígenas e não indígenas”, frisou a secretária.

Ainda na ocasião, Ricardo agradeceu as homenagens recebidas e ressaltou a ação de Governo em benefício da comunidade indígena. “Esse título nos dá uma responsabilidade para que eu possa servir cada vez mais a essa região. Eu tenho tido a condição de pautar e incluir na agenda política, econômica e social a questão indígena. Eu reafirmo todos os compromissos, além de reabrir as portas para compromissos futuros”, ressaltou o governador.
fonte:PBVALE

FOTOS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...