Pular para o conteúdo principal

AOS NOSSOS POTIGUARA

 
Excelente essa ideia dos potiguara estarem sempre se fazendo presentes no cotidiano dos paraibanos, através das postagens que realizam nas redes sociais, e devidamente caracterizados – melhor de tudo, não há o que discutir.

Os brasileiros e paraibanos, principalmente, precisam saber do valor de um povo indígena que sempre se dedicou  intransigentemente à defesa dos seus irmãos de então, do seu território e da própria cultura. Resistiu bravamente aos abusos de todos aqueles que se dizendo amigos se aproximavam, na verdade interessados apenas e tão somente no enriquecimento dos seus países de origem, ainda que à custa de sangue, suor e lágrimas de um povo que a nenhuma outra terra procurou invadir.


O valor dos potiguara se acentua nos dias atuais aos olhos dos nossos filhos, quando podemos mostrá-los vivendo modernamente nas suas aldeias na região da Baía da Traição, convivendo com tantas raças que frequentam o seu torrão litorâneo e berço natal, buscando.os encantos da praia e as delícias do banho de mar.


Ver esse povo potiguara repartindo conosco a rede social, trazendo através de fotos a sua cultura e performance humana, dá-me a certeza de que não perdi meu tempo quando a alguns deles pude transmitir conhecimentos nas salas de aulas da UEPB/Guarabira, sem querer omitir que deles captei conhecimentos de costumes, cultura e solidariedade.


Sempre que presente duas ou três vezes por ano na Baia da Traição, ladeado de familiares, sinto-me em casa verdadeiramente, como cidadão e historiador.




Que o povo potiguara continue crescendo e se irmanando com os paraibanos e todos aqueles que vão às suas terras beber conhecimentos e viver ainda que por alguns dias, das belezas naturais da terra.


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...