sexta-feira, 12 de junho de 2015

AOS NOSSOS POTIGUARA

 
Excelente essa ideia dos potiguara estarem sempre se fazendo presentes no cotidiano dos paraibanos, através das postagens que realizam nas redes sociais, e devidamente caracterizados – melhor de tudo, não há o que discutir.

Os brasileiros e paraibanos, principalmente, precisam saber do valor de um povo indígena que sempre se dedicou  intransigentemente à defesa dos seus irmãos de então, do seu território e da própria cultura. Resistiu bravamente aos abusos de todos aqueles que se dizendo amigos se aproximavam, na verdade interessados apenas e tão somente no enriquecimento dos seus países de origem, ainda que à custa de sangue, suor e lágrimas de um povo que a nenhuma outra terra procurou invadir.


O valor dos potiguara se acentua nos dias atuais aos olhos dos nossos filhos, quando podemos mostrá-los vivendo modernamente nas suas aldeias na região da Baía da Traição, convivendo com tantas raças que frequentam o seu torrão litorâneo e berço natal, buscando.os encantos da praia e as delícias do banho de mar.


Ver esse povo potiguara repartindo conosco a rede social, trazendo através de fotos a sua cultura e performance humana, dá-me a certeza de que não perdi meu tempo quando a alguns deles pude transmitir conhecimentos nas salas de aulas da UEPB/Guarabira, sem querer omitir que deles captei conhecimentos de costumes, cultura e solidariedade.


Sempre que presente duas ou três vezes por ano na Baia da Traição, ladeado de familiares, sinto-me em casa verdadeiramente, como cidadão e historiador.




Que o povo potiguara continue crescendo e se irmanando com os paraibanos e todos aqueles que vão às suas terras beber conhecimentos e viver ainda que por alguns dias, das belezas naturais da terra.


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!