Martinho Alves de Andrade |
Excelente essa ideia dos potiguara estarem sempre se fazendo presentes no cotidiano dos paraibanos, através das postagens que realizam nas redes sociais, e devidamente caracterizados – melhor de tudo, não há o que discutir.
Os brasileiros e paraibanos, principalmente, precisam saber do valor de um povo indígena que sempre se dedicou intransigentemente à defesa dos seus irmãos de então, do seu território e da própria cultura. Resistiu bravamente aos abusos de todos aqueles que se dizendo amigos se aproximavam, na verdade interessados apenas e tão somente no enriquecimento dos seus países de origem, ainda que à custa de sangue, suor e lágrimas de um povo que a nenhuma outra terra procurou invadir.
O valor dos potiguara se acentua nos dias atuais aos olhos dos nossos filhos, quando podemos mostrá-los vivendo modernamente nas suas aldeias na região da Baía da Traição, convivendo com tantas raças que frequentam o seu torrão litorâneo e berço natal, buscando.os encantos da praia e as delícias do banho de mar.
Ver esse povo potiguara repartindo conosco a rede social, trazendo através de fotos a sua cultura e performance humana, dá-me a certeza de que não perdi meu tempo quando a alguns deles pude transmitir conhecimentos nas salas de aulas da UEPB/Guarabira, sem querer omitir que deles captei conhecimentos de costumes, cultura e solidariedade.
Sempre que presente duas ou três vezes por ano na Baia da Traição, ladeado de familiares, sinto-me em casa verdadeiramente, como cidadão e historiador.
Que o povo potiguara continue crescendo e se irmanando com os paraibanos e todos aqueles que vão às suas terras beber conhecimentos e viver ainda que por alguns dias, das belezas naturais da terra.
Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!