Já na abertura da solenidade, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e João Pedro assinaram o documento que deu posse ao presidente da Funai.
Durante o evento o ex presidente interino e procurador-chefe da Funai, Flávio Chiarelli, fez um breve relato de seu trabalho na Fundação , onde esteve por quase sete anos. Desejou boa sorte ao novo presidente e encerrou dizendo que como assessor especial do ministro da justiça, cargo que passa a ocupar, continuará atuando nas causas indígenas.
João Pedro falou do momento atual que passa o país e citou pessoas que marcaram a causa indígena, como Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Vilas-Boas.
Para o presidente, "é com a mesma vontade de servir que conclamo os servidores a dar continuidade aos debates contemporâneos, aos desafios inerentes a conjuntura, sobretudo aquelas consistentes nas ações legislativas daquelas que pretendem desconstruir avanços históricos alcançados com a promulgação da Constituição".
O ministro José Eduardo Cardozo, agradeceu antigos presidentes, como Márcio Meira, presente à solenidade e Maria Augusta Assirati, a Guta. O ministro disse que a conquista por direitos é algo permanente e que fazer com que o direito dos povos indígenas seja respeitado é o grande desafio da Funai.
Saiba quem é João Pedro Gonçalves da Costa
Em 1983 João Pedro foi deputado estadual. De 1989 a 1992 exerceu o mandato de vereador de Manaus. Foi por um mandato eleito presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Manaus e teve seu primeiro mandato de presidente estadual do Partido.
Em 2003 foi Superintende Estadual no Amazonas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Foi eleito suplente de senador da república no ano de 2006, exercendo o mandato de 2007 a 2011. Como senador foi vice-líder do Governo Lula, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e por duas vezes representou o Senado Brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU) onde defendeu os interesses brasileiros em fóruns internacionais. Em 2010 assumiu como presidente, pela segunda vez, o Diretório Estadual, encerrando seu mandato em 2013.
No Senado, João Pedro foi titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Meio Ambiente (CMA), Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores (CRE) no Senado Federal. Na Comissão de Relações Exteriores travou debate estratégico-tendente à integração do Brasil com os países africanos e a inclusão da Venezuela no Bloco do Mercado Comum dos Países do Sul (Mercosul). Nesse período foi a Genebra, na Suíça, representar o Senado na Conferência Mundial dos Direitos Humanos e dos Trabalhadores.
Como relator do projeto de lei que disciplina o Fundo Amazônico, que é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Pedro reafirmou sua atuação na defesa da Amazônia e de seus povos, tendo sido o autor do projeto de lei que cria a 'Universidade da PanAmazônia'.
Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: Funai
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!