Pular para o conteúdo principal

Presidente da Funai assina Declaração de Brasília “Plano Estratégico de Ação Social: Consolidando o Mercosul Social e Participativo”


5Reuniao Comissao Ministros Mercosul -Foto MarioVilela-Funai-16
Foto: Mário Vilela/Funai
Reunidos nesta sexta-feira (19) em Brasília, durante a V Reunião da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do MERCOSUL - CCMASM, organizada no âmbito da Presidência Pro Tempore Brasileira do MERCOSUL, Ministros das áreas sociais de todos os países do MERCOSUL, Presidente da Fundação Nacional do Índio, João Pedro Gonçalves, assinaram a Declaração de Brasília "Plano Estratégico de Ação Social: Consolidando o MERCOSUL Social e Participativo".


Durante o encontro o presidente da Funai destacou a importância da integração dos países para os povos originários.

A CCMASM, criada em 2008, é um órgão auxiliar do Conselho do Mercado Comum (CMC), composto por ministros com competência nas temáticas sociais de cada Estado Parte que integram as Reuniões de Ministros e Reuniões Especializadas da estrutura institucional do MERCOSUL. A CCMASM é a instância de coordenação das políticas sociais entre os países do Bloco.

5Reuniao Comissao Ministros Mercosul -Foto MarioVilela-Funai-10.jpgOK
Foto: Mário Vilela/Funai
No Brasil, a Coordenação Nacional da CCMASM cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Além deste Ministério, outras 13 instituições governamentais, dentre elas a Fundação Nacional do Índio – Funai, possuem ações no Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS) e estão envolvidas na CCMASM.


Em 2011, foi lançado o Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS), com o objetivo de articular e desenvolver ações instersetoriais que consolidem a dimensão social do MERCOSUL. Entretanto, devido aos avanços e mudanças ocorridos na região nos últimos anos, os Presidentes dos países do MERCOSUL reunidos na última Cúpula, em 2014, na Argentina, identificaram a necessidade de reformar o PEAS em 2015.


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via: Funai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...