Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO ORGANIZADORA REALIZA OITAVA REUNIÃO

8Reuniao Conferencia-Foto MarioVilela-Funai2-3
Foto: Mário Vilela/Funai
Durante dois dias representantes da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista realizaram a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Organizadora Nacional, na sede da Funai, em Brasília.



Desta vez o encontro contou com a presença do atual presidente da Fundação, João Pedro Gonçalves da Costa, que acompanhou os dois dias de debate e discussão.

Na abertura da programação os integrantes da Comissão foram saudados com um ritual indígena, conduzido pelo Cacique Jorge do Mato Grosso do Sul, seguido da aprovação da pauta de programação e da Memória da 7ª Reunião Ordinária.

Em seguida foi feita uma avaliação das etapas locais realizadas e apresentado o calendário das próximas etapas locais previstas.

Pelos relatos apresentados as discussões das etapas locais ficaram em torno de políticas públicas para os indígenas , impacto ambiental, grandes obras energéticas e de infra-estrutura. Temas como educação, saúde, questão ambiental e demarcação de terras também fizeram parte das pautas de discussões.

O fortalecimento do movimento indígena e da Funai, além da questão da preservação dos costumes que estão se perdendo, como a culinária, também foram debatidos durante os encontros locais.

No Ceará, as etapas locais contaram com cerca de 150 participantes, dos quais 132 indígenas.

Em vários depoimentos a participação de mulheres, jovens, caciques, lideranças nas etapas locais, foi lembrada.

Ainda no primeiro dia foi apesentada a proposta do site da Conferência aos participantes da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Organizadora Nacional e aprovado o layout.
O segundo dia de encontro foi pautado pela reflexão sobre os eixos temáticos e a discussão sobre a metodologia das etapas regionais.

8Reuniao Conferencia-Foto MarioVilela-Funai2-12
Foto: Mário Vilela/Funai
O segundo dia de encontro foi pautado pela reflexão sobre os eixos temáticos e a discussão sobre a metodologia das etapas regionais.


Com a presença do presidente da FUNAI, João Pedro Gonçalves da Costa reforçou a importância da participação das equipes que vão trabalhar com a sistematização. "É fundamental não perdermos a riqueza dos debates", ressaltou.

Na parte da tarde, os seis eixos temáticos da Conferência foram apresentados por indígenas e representantes de órgãos do Governo. Sônia Guajajara, coordenadora-executiva da APIB e membro da Comissão Organizadora Nacional, apresentou o primeiro eixo: Territorialidade e o direito territorial dos povos indígenas. Ela destacou a importância da luta pela terra.

"O direito à terra é um direito originário dos povos indígenas. As leis de demarcação devem apenas regulamentar a forma dessa devolução, não é uma concessão", afirmou.

Na sequência, houve a apresentação do Eixo II: Autodeterminação, participação social e o direito à consulta, pelo membro da Comissão Organizadora Nacional, Valcélio Terena. Ele destacou o fato dos povos indígenas terem direito a participação social e o direito a consulta, mesmo não sendo consultados.

O Eixo III: Desenvolvimento sustentável de terras e povos indígenas foi apresentado por Edmilton Cerqueira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ele destacou que o desenvolvimento agrário é a base da cultura indígena e que os povos indígenas têm demonstrado ao longo da historia a sustentabilidade.

O eixos IV: Direitos Individuais e coletivos dos Povos Indígenas, foi apresentado por Chikinha Paresi, membro da Comissão Organizadora Nacional.

Outro membro da Comissão Organizadora Nacional, a indígena Simone falou sobre o Eixo V: Diversidade cultural e pluralidade étnica no Brasil. Ela afirmou a importância de retratar a língua, as vestimentas e a forma como os índios lidam com o meio ambiente, para assim, construir o futuro com a participação dos povos indígenas.

O Eixo VI: Direito à Memória e à Verdade, foi o tema da indigenista Luciana Nóbrega. Na apresentação, ela destacou o que é o direito à verdade e o trabalho da Comissão Nacional da Verdade.

A próxima reunião da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista será realizada nos dias 24 e 25 de agosto.

Veja aqui



Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: Funai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...