Pular para o conteúdo principal

Lideranças Pataxó se reúnem com Presidente da Funai

18886279183 43345a3746 z
Foto: Mário Vilela/Funai
Lideranças da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá foram recebidas pelo Presidente João Pedro Gonçalves da Costa, na tarde de hoje. Eles vieram apresentar suas demandas e, ao mesmo tempo, dar boas vindas e firmar apoio à nova direção da Funai.


O Presidente ouviu vários relatos, nos quais a questão da terra foi o assunto principal. Chamou a atenção o pedido de socorro da Cacique Tupinambá, Katia de Belmonte, referente à liminar de reintegração de posse da Fazenda Tiniquim, favorável a um empresário que reside em Salvador. Com a retirada das famílias, a única alternativa segundo a cacique será as margens da BR 101.

18884680834 3f83aee488 z
Foto: Mário Vilela/Funai
A fala dos jovens indígenas foi para solicitar políticas públicas específicas para a juventude indígena e reafirmar a união dos povos indígenas em todos os segmentos geracionais. Um dos últimos líderes a se posicionar foi o Pataxó Romeu Pereira, ressaltando a importância da Funai estar presente em todas as lutas, quer seja nas questões de terra, saúde, educação ou lazer, e finalizou: "Nós merecemos o apoio da Funai!".


Para por à prova o compromisso do Presidente João Pedro, o Cacique Pataxó Aruam lançou um desafio no final da reunião: que a Funai interceda junto à Sesai para o Secretário Antonio Alves receber a comitiva de lideranças Pataxó e Tupinambá.

19320680989 27739ed01b z
Foto: Mário Vilela/Funai
O Presidente chamou os diretores para dar esclarecimentos sobre as demandas ali apresentadas e marcou agenda para conhecer de perto a situação dos povos indígenas da Bahia no decorrer das Conferências Regionais dos Povos Indígenas, além de encontros com parlamentares baianos parceiros dos indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...