terça-feira, 14 de julho de 2015

Lideranças Pataxó se reúnem com Presidente da Funai

18886279183 43345a3746 z
Foto: Mário Vilela/Funai
Lideranças da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá foram recebidas pelo Presidente João Pedro Gonçalves da Costa, na tarde de hoje. Eles vieram apresentar suas demandas e, ao mesmo tempo, dar boas vindas e firmar apoio à nova direção da Funai.


O Presidente ouviu vários relatos, nos quais a questão da terra foi o assunto principal. Chamou a atenção o pedido de socorro da Cacique Tupinambá, Katia de Belmonte, referente à liminar de reintegração de posse da Fazenda Tiniquim, favorável a um empresário que reside em Salvador. Com a retirada das famílias, a única alternativa segundo a cacique será as margens da BR 101.

18884680834 3f83aee488 z
Foto: Mário Vilela/Funai
A fala dos jovens indígenas foi para solicitar políticas públicas específicas para a juventude indígena e reafirmar a união dos povos indígenas em todos os segmentos geracionais. Um dos últimos líderes a se posicionar foi o Pataxó Romeu Pereira, ressaltando a importância da Funai estar presente em todas as lutas, quer seja nas questões de terra, saúde, educação ou lazer, e finalizou: "Nós merecemos o apoio da Funai!".


Para por à prova o compromisso do Presidente João Pedro, o Cacique Pataxó Aruam lançou um desafio no final da reunião: que a Funai interceda junto à Sesai para o Secretário Antonio Alves receber a comitiva de lideranças Pataxó e Tupinambá.

19320680989 27739ed01b z
Foto: Mário Vilela/Funai
O Presidente chamou os diretores para dar esclarecimentos sobre as demandas ali apresentadas e marcou agenda para conhecer de perto a situação dos povos indígenas da Bahia no decorrer das Conferências Regionais dos Povos Indígenas, além de encontros com parlamentares baianos parceiros dos indígenas.