
Foto: Mário Vilela/Funai
Lideranças da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá foram recebidas pelo Presidente João Pedro Gonçalves da Costa, na tarde de hoje. Eles vieram apresentar suas demandas e, ao mesmo tempo, dar boas vindas e firmar apoio à nova direção da Funai.
O Presidente ouviu vários relatos, nos quais a questão da terra foi o assunto principal. Chamou a atenção o pedido de socorro da Cacique Tupinambá, Katia de Belmonte, referente à liminar de reintegração de posse da Fazenda Tiniquim, favorável a um empresário que reside em Salvador. Com a retirada das famílias, a única alternativa segundo a cacique será as margens da BR 101.

Foto: Mário Vilela/Funai
A fala dos jovens indígenas foi para solicitar políticas públicas específicas para a juventude indígena e reafirmar a união dos povos indígenas em todos os segmentos geracionais. Um dos últimos líderes a se posicionar foi o Pataxó Romeu Pereira, ressaltando a importância da Funai estar presente em todas as lutas, quer seja nas questões de terra, saúde, educação ou lazer, e finalizou: "Nós merecemos o apoio da Funai!".
Para por à prova o compromisso do Presidente João Pedro, o Cacique Pataxó Aruam lançou um desafio no final da reunião: que a Funai interceda junto à Sesai para o Secretário Antonio Alves receber a comitiva de lideranças Pataxó e Tupinambá.

Foto: Mário Vilela/Funai
O Presidente chamou os diretores para dar esclarecimentos sobre as demandas ali apresentadas e marcou agenda para conhecer de perto a situação dos povos indígenas da Bahia no decorrer das Conferências Regionais dos Povos Indígenas, além de encontros com parlamentares baianos parceiros dos indígenas.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!