terça-feira, 14 de julho de 2015

MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA EDITAIS PARA CULTURA INDÍGENA

Ricardo Stuckert (3)
Foto: Ricardo Stuckert
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), em parceria com a Secretaria do Audiovisual, também do MinC, da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ministério das Comunicações, lançou na última quinta-feira (2), na Funarte em São Paulo, com a presença do ministro Juca Ferreira e do presidente da Funai, João Pedro, editais para Pontos de Mídia Livre e de Cultura Indígena.


No total serão destinados mais de R$13 milhões para o fomento de 210 iniciativas da Política Nacional de Cultura Viva em todo o país.

Os editais contemplam Pontos de Mídia Livre e de Cultura Indígena e traz um tema inédito: o fomento e a premiação das Redes Culturais do país.

O Edital de Seleção Pública do Prêmio Pontos de Cultura Indígenas destina-se à valorização e estímulo a iniciativas culturais de povos indígenas e suas comunidades, certificando-as como Pontos de Cultura, caso desejem. Somente os povos indígenas e suas comunidades poderão concorrer, mas eles poderão ser representados por organizações indígenas juridicamente constituídas (com CNPJ) ou por pessoa física, mediante autorização expressa das comunidades representadas.

Ricardo Stuckert (2)
Foto: Ricardo Stuckert
O concurso visa reconhecer e apoiar atividades culturais já realizadas ou em realização por povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais destes povos. Serão premiadas com R$ 40 mil, 70 iniciativas, realizadas ou em andamento, distribuídas em duas categorias: 50 prêmios para Iniciativa Cultural Indígena, destinados a organizações e comunidades indígenas que vivem em aldeias ou áreas urbanas, para as diferentes áreas.


As áreas contempladas são: Religiões, rituais e festas tradicionais; Músicas, cantos e danças; Línguas indígenas; Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos; Meio ambiente, territorialidade e sustentabilidade das culturas indígenas; Medicina indígena; Alimentação indígena; Manejo, plantio e coleta de recursos naturais; Culinária indígena; Jogos e brincadeiras; Arte, produção material e artesanato; Pinturas corporais, desenhos, grafismos e outras formas de expressão simbólica; Arquitetura indígena; Memória e patrimônio; Documentação; Museus; Pesquisas aplicadas; Textos escritos; Teatro e histórias encenadas; Outras formas de expressão próprias das culturas indígenas.

A segunda categoria contemplada com o edital irá conceder 20 prêmios, exclusivamente para ações desenvolvidas no campo do audiovisual. Nessa categoria, serão contempladas iniciativas de formação e produção audiovisual: ações realizadas de produção e formação audiovisual, que visem o fortalecimento, a promoção, a visibilidade e a reflexão sobre diferentes aspectos das culturas indígenas.

Durante a cerimônia de lançamento, foi realizada roda de conversa, com a presença do ministro Juca Ferreira, dos secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do Audiovisual, Pola Ribeiro, e do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: Funai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!