Pular para o conteúdo principal

Solicitações de crédito do Empreender Paraíba passam a ser realizadas via internet




O Empreender Paraíba, programa estadual de apoio ao microempreendedor, ganhou novo aparato tecnológico com a implantação de um sistema que garante celeridade de todos os seus processos no Estado. Desenvolvida pela Integrativa, empresa paraibana que atua nas áreas de tecnologia e comunicação, a ferramenta é responsável por toda gestão eletrônica das solicitações de crédito do programa.

Substituindo o processo que era realizado manualmente, o novo sistema possibilita o controle das ações administrativas e obter todo o acompanhamento do trâmite processual. “Nos vimos diante da necessidade de uma ferramenta que auxiliasse não só o corpo técnico, mas também o usuário com informações de cadastro, status e valores em tempo real”, explicou o secretário executivo do Empreender Paraíba, Eduardo Moraes.

No site do Empreender (www.empreender.pb.gov.br), os interessados podem ter acesso ao sistema por meio da seção “Inscrição”. No primeiro momento, o internauta poderá escolher qual linha de crédito corresponde ao seu perfil - Individual, Coletivo, Artesanato, Mulher e Gás Natural - na página inicial. O interessado deverá preencher um formulário com dados da sua empresa, e após a realização do cadastro, o sistema encaminhará esta solicitação para os gestores do Empreender. Também por meio da ferramenta, os consultores do programa irão complementar o cadastro do novo cliente, que poderá acompanhar se sua solicitação foi aprovada.

O diretor executivo da Integrativa, Luiz Henrique Brito, explica que o sistema também oferece aos usuários a criação de um mini plano de negócios. Segundo ele, além de fazer toda a captação de dados, a ferramenta permite que ele trace uma estratégia junto com o consultor e defina dados como a missão, visão, pontos fracos e fortes e a descrição do produto ou serviço. “O sistema também apresenta algumas vantagens como o controle do fluxo de caixa, e desse modo, ajuda o microempreendedor a usar o crédito de maneira inteligente e em prol de resultados positivos para o seu negócio”, destacou.

A ferramenta também emite contratos e despachos de liberação do crédito, além de gerar relatórios estatísticos e monitorar se o pagamento está sendo efetuado pelo cliente. “Os gestores têm como mensurar a distribuição de créditos por municípios na Paraíba, e qual é o perfil deste público, por exemplo”, completou. Empreender PB – Por meio do programa Empreender PB o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 60 milhões na Paraíba, beneficiando mais de 50 mil empreendedores indiretamente, atendidos pelas linhas de crédito. Cada uma possui sua especificidade e todas elas possibilitam a aquisição do investimento para qualquer área de negócio produtivo no Estado.

Cadastramento - O empreendedor interessado no crédito deve ser maior de 18 anos e morar na Paraíba há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender PB pode ser feito pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) e Twitter – (@EmpreenderPB).

Índios Potiguara da Paraíba em Foco


Via: Secom/PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...