Pular para o conteúdo principal

Governo firma parceria com MDA para fortalecer artesanato indígena na Baía da Traição



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem como objetivo fortalecer a Cadeia Produtiva do Artesanato Indígena Potiguara produzido na região da Baía da Traição, localizada no Litoral Norte, no Vale do Mamanguape.
A consolidação e finalização do contrato – que visa à aquisição de um veículo, ferramentas e equipamentos diversos – foi feita nesta quarta-feira (14), durante a visita do secretário do Turismo e Desenvolvimento, Laplace Guedes, às lideranças indígenas na aldeia potiguara São Francisco.
Para Laplace Guedes, a parceria é importante, pois o artesanato local se destaca por ser um dos mais bonitos do Estado produzido com qualidade e perfeição. “Apoiamos todas as ações dos artesãos indígenas e queremos entregar até a primeira quinzena de dezembro todos os itens firmados no convênio. Queremos implementar cada vez mais as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo, indústria e comércio”, ressaltou.
Ainda no encontro, o presidente da Associação dos Artesãos Indígenas Potiguaras da Paraíba, Djalma Domingos Júnior Potiguara, apresentou um resumo das ações realizadas pela entidade e das necessidades da comunidade em conseguir apoio dos entes governamentais para participar de feiras e eventos e, assim, conseguir escoar a produção.
Produção artesanal – Muitos artesãos da Baía da Traição integram o cadastro do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) e participam frequentemente de feiras para movimentar a economia e aumentar a renda das famílias formadas principalmente por pescadores.
Entre os destaques da produção indígena estão a confecção do filé e o bordado labirinto, um dos mais bonitos do Estado, bem como, as redes tapuaramas tecidas a mão e de grande aceitação no mercado brasileiro devido à beleza e durabilidade. Apesar do trabalho raro e minucioso, os indígenas têm se destacado principalmente nos salões pela produção de  cestas, balaios, peneiras, esculturas e jóias feitas com sementes e artigos extraídos da natureza local.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via: Portal do Governo da Paraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...