Foto: |
O horário de verão começa a partir da 0h deste domingo (18) em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A Paraíba não estão entre as unidades federativas que aderiram ao horário e vão adiantar o relógio em uma hora, mas alguns serviços no estado são afetados pelo novo horário. A medida vai até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças dos horários dos bancos, aeroportos, correios, entre outros serviços.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir da segunda-feira (19), as agências bancárias e lotéricas do estado devem antecipar em uma hora o horário de funcionamento. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h. As transações bancárias eletrônicas são encerradas uma hora mais cedo.
Aeroportos
Segundo informações da Infraero, os aeroportos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país vão funcionar de acordo com a programação do horário de verão. Porém, os estados das regiões Norte e Nordeste, entre eles a Paraíba, não entram no regime.
A recomendação do órgão é que os passageiros devem prestar atenção nos horários locais registrados na passagem, que já estão adequados. Em caso de dúvidas sobre os horários dos voos, os passageiros podem entrar em contato com as companhias aéreas.
Correios
A única alteração no atendimento será no horário limite de postagem para que um objeto siga ao destino no mesmo dia, que será antecipado em uma hora. Esse horário varia de agência para agência, pois depende do horário da coleta dos objetos. Fora isso, o horário de funcionamento das agências e a prestação dos serviços seguem sem alterações.
Concursos e Enem
Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem ficar atentos e seguir o horário brasileiro de verão. Os inscritos no Enem na Paraíba devem lembrar que o exame começa uma hora mais cedo em relação ao horário que aparece no cartão. O horário de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova também serão de acordo com o horário de Brasília, uma hora mais cedo que o horário local.
Pela legislação, o horário de verão vai vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Segundo o de Minas e Energia, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.
Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: G1PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!