O Programa Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos caminham juntos nas aldeias indígenas de Monte-Mor, Silva de Belém (ambas de Rio Tinto) e Jacaré de São Domingos (Marcação). Lideranças e educadores dessas comunidades decidiram se unir contra o analfabetismo nas aldeias, fortalecendo assim a finalidade desses programas.
Durante semana passada, um grande encontro marcou o lançamento do BA e do EJA, nas instalações do Tiro de Guerra, nas Reginas I e II (aldeia monte-mor). O evento contou com a participação de vários professores, palestrantes e coordenadores.
Inicialmente o índio e professor de Tupi, Izaias da Baía da Traição falou da importância de mantermos viva a cultura indígena e da promoção da língua (Tupi). Ele encerrou sua fala entoando uma canção sagrada dos potiguaras e (rezando o pai nosso em tupi).
O encontro teve também a participação com o testemunho emocionante do senhor Tarciso da Vila Regina que discorreu sobre a sua luta contra a falta de estudos. Segundo ele, depois que participou do programa e procurou adquirir mais conhecimento, concluindo assim seus estudos, chegou a ser promovido de cargo em umas das usinas da região do Vale do Mamanguape.
A diretora da Escola Estadual Dr. Lopes Ribeiro das 5 ruas de Rio Tinto, Maria da Penha ressaltou sua luta diária em busca de uma formação acadêmica e, que, sem estudos o cidadão dificilmente irá conquistar algo na vida. O professor Rafael Oliveira recebeu todos os coordenadores e alfabetizadores e conduziu o lançamento a até o termino com a apresentação de um marcante vídeo ‘Vida Maria’.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.
Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
Mais fotos:
Mais fotos:
FONTE: PBVale/Por Felipe França
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!