Pular para o conteúdo principal

Baía da Traição: No Dia do Índio, comemoração do povo potiguara atrai estudantes e turistas




A tradicional festividade dos índios potiguara no dia 19 de abril na Aldeia São Francisco, município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, cresce a cada ano e está se tornando um dos destinos para o turismo cultural. O evento este ano teve melhorias na estrutura com apoio do Governo do Estado e das Prefeituras de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação. Nesta sexta-feira, Dia do Índio, as comemorações foram prestigiadas por turistas de vários municípios paraibanos e do Rio Grande do Norte. A maioria era estudantes de escolas privadas e públicas. Os professores da disciplina História levaram seus alunos à Aldeia São Francisco como tarefa escolar para que conheçam os potiguara e sua cultura.
O Instituto Sagrada Família, colégio particular da cidade de Natal-RN, trouxe para a Aldeia São Francisco dois ônibus com alunos. Caroline Stefanny afirmou que estava tendo uma inesquecível aula sobre os indígenas que no passado também habitaram o Rio Grande do Norte.
A Escola Cenecista João Regis Amorim, de João Pessoa, levou à aldeia 50 alunos que também farão atividade escolar sobre a visita. O estudante Caio Augusto Rocha afirmou que a visita era um trabalho de pesquisa em campo. “É importante conhecer um pouco da cultura indígena”, afirmou. Várias escolas públicas estaduais e municipais também enviaram ônibus com muitos estudantes acompanhados por professores.A visita às barraquinhas com artesanato e comida indígenas também fez parte do passeio cultural dos estudantes.
O índio Sandro, que é o cacique geral do povo potiguara, transmitiu a seguinte mensagem aos visitantes e aos paraibanos: “Tenham mais respeito à cultura indígena, somos os primeiros habitantes dessa terra e exigimos respeito da sociedade paraibana e brasileira, por outro lado agradeço a presença de todos”.
O cacique Sandro agradeceu ao Governo do Estado pelo tratamento diferenciado, o que considera fruto de comemoração de conquistas de espaços. “Hoje muitos indígenas são universitários e hoje já são cerca de 300 os que possuem nível superior”, comemorou o líder potiguara, ressaltando que o apoio do governador desde 2011 tem contribuído para isto.
O Governo do Estado entregou tablets, bicicletas e material esportivo a diversos alunos e professores. A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca fez a entrega de cinco toneladas de sementes de milho. O governador Ricardo Coutinho e vários secretários participaram mais uma vez das comemorações do Dia do Índio na Aldeia São Francisco.
Artesanato – Vários índios potiguaras estão inscritos no programa do Artesanato Paraibano, um espaço importante para a venda de suas peças de artesanato, o que aumenta a renda das famílias e ajuda a divulgar a cultura do povo potiguar. A indígena Maria da Glória dos Santos, da Aldeia São Francisco, faz desde criança colar, pulseira e vários outros objetos artesanais, tudo com produtos colhidos na natureza: sementes, palhas, fibras, dentre outros. “No dia de hoje a gente também faz uma boa venda”, comentou.
A índia Maira de Fátima dos Santos também trabalha com artesanato desde menina. “O programa do Artesanato Paraibano é uma forma de ajudar a gente, tem melhorado nossa renda”, afirmou.

Da redação, com informações da SECOM-PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...