Pular para o conteúdo principal

Livro “Paraíba Potiguara” é lançado em terreiro sagrado na Baía da Traição



Um livro elaborado a quatro mãos que é um convite para um mergulho na vida e um dos mais conhecidos povos indígenas no Nordeste Brasileiro, “Paraíba Potiguara”, que une as imagens do fotógrafo Juan Soler Cózar e os textos de Lusival Antonio Barcellos para nos mostrar uma outra Paraíba, de notícias que as TVs raramente cobrem, e de que os jornais pouco nos falam, está sendo lançado este mês, em três datas e localidades distintas, sendo o 1º livro lançado pela Editora Universitária- UFPB – na gestão da Reitora Margareth Diniz.

Na quarta-feira (10), a obra foi lançada na Aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição. Hoje, às 18 horas, o lançamento será no auditório da Reitoria da UFPB, ficando para o dia 17 do mesmo mês o lançamento no Solar Bela Vista, às 19 horas, em Natal (RN).
O prefeitos das cidades indígenas de Baía da Traição e Marcação, respectivamente, Manuel Messias e Adriano Barreto estiveram participando deste momento ímpar para a cultura indígena.
 
"É uma grande satisfação ver mais uma vez a cultura do nosso povo ser lançado para o mundo acadêmico e pela primeira vez lançado no terreiro potiguara da aldeia São Francisco, pois muitos pesquisadores e estudiosos vem e não mais voltam para nos deixar também o resultado de tais trabalhos, o Professor Dr. Lusival Barcello está de parabéns pela sensibilidade e compromisso com o povo potiguara... Demonstrando e registrando a história comportamental da cultura de nossa gente, como também nossa resistência”, (palavras do descendente potiguara professor e prefeito Adriano Barreto).

O prefeito de Baia da Traição, Messias, parabenizou o professor e doutor Lusival pela iniciativa, o que, segundo ele, vem enriquecer ainda mais a cultura indígena e proporcionar mais conhecimentos sobre os primeiros habitantes do país para outras culturas e povos, disse.


 
Com 192 páginas de belas fotos e textos em português e inglês, “Paraíba Potiguara” traz “belos registros de uma natureza paradisíaca, de muitas cores e infinitas luzes e tonalidades, de um meio ambientes rico e esplendoroso. Também de um povo moreno, operoso e trabalhador, mas igualmente alegre e festivo. São rostos de uma grande força e dignidade”, revelou João Pacheco de Oliveira, Antropólogo do Museu Nacional e Pesquisador do CNPq.

Os autores
 
“Paraíba Potiguara”, como já se disse foi escrito a quatro mãos. Duas delas elaborando os textos bilíngue e outras duas registrando nas lentes das câmeras a vida, o cotidiano da vida do indígena potiguara.

As fotos são de Juan Soler Cózar, fotógrafo, diretor de fotografia de longa-metragem para várias produtoras europeias e, como diretor, realizou inúmeros documentários e séries para televisão. Radicado em Natal (RN), dirige publicidade e documentários.

Os texto são de Lusival Antonio Barcellos, professor adjunto da UFPB, campus IV (Mamanguape/Rio Tinto). Doutor em Educação, é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB), liderando o Grupo de Pesquisa indígena Kuaba Atagbá. Tem dois livros publicados na área e várias comunicações orais apresentadas em congressos nacionais e internacionais sobre os povos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba.
 


fonte: PBVALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...