domingo, 14 de abril de 2013

Livro “Paraíba Potiguara” é lançado em terreiro sagrado na Baía da Traição



Um livro elaborado a quatro mãos que é um convite para um mergulho na vida e um dos mais conhecidos povos indígenas no Nordeste Brasileiro, “Paraíba Potiguara”, que une as imagens do fotógrafo Juan Soler Cózar e os textos de Lusival Antonio Barcellos para nos mostrar uma outra Paraíba, de notícias que as TVs raramente cobrem, e de que os jornais pouco nos falam, está sendo lançado este mês, em três datas e localidades distintas, sendo o 1º livro lançado pela Editora Universitária- UFPB – na gestão da Reitora Margareth Diniz.

Na quarta-feira (10), a obra foi lançada na Aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição. Hoje, às 18 horas, o lançamento será no auditório da Reitoria da UFPB, ficando para o dia 17 do mesmo mês o lançamento no Solar Bela Vista, às 19 horas, em Natal (RN).
O prefeitos das cidades indígenas de Baía da Traição e Marcação, respectivamente, Manuel Messias e Adriano Barreto estiveram participando deste momento ímpar para a cultura indígena.
 
"É uma grande satisfação ver mais uma vez a cultura do nosso povo ser lançado para o mundo acadêmico e pela primeira vez lançado no terreiro potiguara da aldeia São Francisco, pois muitos pesquisadores e estudiosos vem e não mais voltam para nos deixar também o resultado de tais trabalhos, o Professor Dr. Lusival Barcello está de parabéns pela sensibilidade e compromisso com o povo potiguara... Demonstrando e registrando a história comportamental da cultura de nossa gente, como também nossa resistência”, (palavras do descendente potiguara professor e prefeito Adriano Barreto).

O prefeito de Baia da Traição, Messias, parabenizou o professor e doutor Lusival pela iniciativa, o que, segundo ele, vem enriquecer ainda mais a cultura indígena e proporcionar mais conhecimentos sobre os primeiros habitantes do país para outras culturas e povos, disse.


 
Com 192 páginas de belas fotos e textos em português e inglês, “Paraíba Potiguara” traz “belos registros de uma natureza paradisíaca, de muitas cores e infinitas luzes e tonalidades, de um meio ambientes rico e esplendoroso. Também de um povo moreno, operoso e trabalhador, mas igualmente alegre e festivo. São rostos de uma grande força e dignidade”, revelou João Pacheco de Oliveira, Antropólogo do Museu Nacional e Pesquisador do CNPq.

Os autores
 
“Paraíba Potiguara”, como já se disse foi escrito a quatro mãos. Duas delas elaborando os textos bilíngue e outras duas registrando nas lentes das câmeras a vida, o cotidiano da vida do indígena potiguara.

As fotos são de Juan Soler Cózar, fotógrafo, diretor de fotografia de longa-metragem para várias produtoras europeias e, como diretor, realizou inúmeros documentários e séries para televisão. Radicado em Natal (RN), dirige publicidade e documentários.

Os texto são de Lusival Antonio Barcellos, professor adjunto da UFPB, campus IV (Mamanguape/Rio Tinto). Doutor em Educação, é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB), liderando o Grupo de Pesquisa indígena Kuaba Atagbá. Tem dois livros publicados na área e várias comunicações orais apresentadas em congressos nacionais e internacionais sobre os povos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba.
 


fonte: PBVALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!