Segundo Capitão, líder do povo Potiguara, o diálogo com o Governo do Estado vem melhorando e tem ampliado a execução de projetos em favor da população. “A luta continua, pois reivindicamos a demarcação de 15 mil hectares de terra e a homologação de 7,8 mil hectares de Montemor. Precisamos ter terra, mas também investir nela e aprender a produzir”, afirma.
Nas terras potiguara, há 40 escolas e o ensino da língua Tupi, além de cursos preparatórios para o vestibular. Segundo o capitão potiguara, 200 alunos indígenas conseguiram ter acesso ao ensino superior. Os jovens e mulheres se organizam em grupos e produzem artesanato e comidas típicas. Para o cacique geral, Sandro Gomes Barbosa, a data comemorativa garante um momento de visibilidade da reivindicação do povo. “Todo dia é nosso dia. Para nós, ter a presença do Estado é importante, pois podemos realizar em conjunto políticas para os índios. É um momento de agradecer ao Deus Tupã e pedir forças para nossos irmãos, como os Guarani Kaiowá”, afirma.
Durante a sexta-feira (19), o Governo realizará ações educativas e de prevenção da saúde, com abordagens sobre DST/Aids, dengue, turbeculose, saúde bucal, hanseníase, geomitíase e hepatites virais.
Haverá a entrega simbólica de tablets, bicicletas e kit esportivo, o anúncio do Projeto Talentos do Brasil Rural – Roteiro Turístico “Uma Viagem à Civilização dos Potiguaras”, a entrega da 2ª edição do livro “Os Índios na visão dos Índios” e a entrega de sementes de milho.
FONTE: PBVALE
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!