Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Marcação entrega Escola e realiza Torneio de Futebol no dia do Índio



"O prefeito Adriano Barreto declarou que a principal característica do índio é a sua resistência e, anunciou que todas as escolas de Marcação hoje, se encontram em boas condições, reformadas e prontas para proporcionar o melhor para toda a população. Muito diferente das instalações que encontrou no início de sua gestão"
Confira mais fotos da programação; (AQUI)

A Prefeitura Municipal de Marcação, através do prefeito constitucional Adriano Barreto (PSB), entregou a reforma e melhorias da Escola de Ensino Fundamental Professora Iracema Soares de Farias localizada na Aldeia de Ybykuara e, organizou através das Secretarias de Esportes e Eventos por mais um ano o Torneio do Índio, edição 2013.
 
A escola que ganhou nova pintura, mobiliária e novo piso cerâmico, foi entregue com todos os aparatos pedagógicos de jogos, instrumentos musical, livros didáticos, bem como uma nova conzinha, banheiros, laboratórios de informática e quadros de ensino adequados aos professores.

"A Escola Iracema Soares ganhou piso cerâmico, antes o piso era de barro, hoje, uma nova realidade, com novas mobílias"

- “Isso é o modelo do que é hoje em Marcação, a nova realidade da educação em todas as aldeias e no território urbano do município. Estou muito feliz em está aqui comemorando o dia do índio com os parentes, eu também como descendente indígena fico feliz com toda esta participação, otimismo e alegria no rosto dessas pessoas, tanto idosos, como as crianças, pra mim, o resultado disso tudo é satisfatório”, disse Adriano Barreto.
 
O gestor afirmou que, para o município de Marcação, foi uma semana inteira de atividades cultural. E que o grupo ‘toré forte’ teve a oportunidade de fazer uma apresentação na PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) em João Pessoa. - “Foi muito interessante a apresentação desse grupo na capital, levamos e quem esteve presente pode prestigiar a nossa cultura indígena. Nas escolas tivemos toda uma programação voltada para a semana do índio”, disse.
 
"Kurumyns (crianças em tupí) observam admirados a nova sala de informática que foi instalada na escola"

“Parabéns a comunidade de Ibykuara, quem já trabalhou ai sabe como era essa escola, e as dificuldades que os professores tinha. Hoje pra mim foi um dia especial e muito emocionante em ver essa escola onde eu também tive o prazer de trabalhar nela, sendo reinaugurada toda linda, com piso novo mobiliário, e sala de computação, um sonho realizado. Parabéns ao prefeito Adriano por mais uma conquista”, foi o que relatou a indígena Maria de Loudes Soares.
 
Toré

Ao lado de autoridades, secretários e funcionários da Prefeitura, o prefeito Adriano Barreto comemorou a passagem do dia do índio dançando o tradicional toré com os índios de Ybykuara e professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba na Oca da comunidade. Ainda foi servido ao público presente muita comídas típicas da região.
 
Paralelamente a programação indígena, na Aldeia Alagoa Grande aconteceu durante toda esta sexta-feira 19, por mais um ano, o Torneio do Índio onde participaram diversas equipes de todas as comunidades de Marcação. Um grande público compareceu para prestigiar a programação. A Secretaria Municipal de Esportes entregou troféus, medalhas e premiação em dinheiro aos vencedores.
 

FONTE: Da redação/PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...