Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Marcação entrega Escola e realiza Torneio de Futebol no dia do Índio



"O prefeito Adriano Barreto declarou que a principal característica do índio é a sua resistência e, anunciou que todas as escolas de Marcação hoje, se encontram em boas condições, reformadas e prontas para proporcionar o melhor para toda a população. Muito diferente das instalações que encontrou no início de sua gestão"
Confira mais fotos da programação; (AQUI)

A Prefeitura Municipal de Marcação, através do prefeito constitucional Adriano Barreto (PSB), entregou a reforma e melhorias da Escola de Ensino Fundamental Professora Iracema Soares de Farias localizada na Aldeia de Ybykuara e, organizou através das Secretarias de Esportes e Eventos por mais um ano o Torneio do Índio, edição 2013.
 
A escola que ganhou nova pintura, mobiliária e novo piso cerâmico, foi entregue com todos os aparatos pedagógicos de jogos, instrumentos musical, livros didáticos, bem como uma nova conzinha, banheiros, laboratórios de informática e quadros de ensino adequados aos professores.

"A Escola Iracema Soares ganhou piso cerâmico, antes o piso era de barro, hoje, uma nova realidade, com novas mobílias"

- “Isso é o modelo do que é hoje em Marcação, a nova realidade da educação em todas as aldeias e no território urbano do município. Estou muito feliz em está aqui comemorando o dia do índio com os parentes, eu também como descendente indígena fico feliz com toda esta participação, otimismo e alegria no rosto dessas pessoas, tanto idosos, como as crianças, pra mim, o resultado disso tudo é satisfatório”, disse Adriano Barreto.
 
O gestor afirmou que, para o município de Marcação, foi uma semana inteira de atividades cultural. E que o grupo ‘toré forte’ teve a oportunidade de fazer uma apresentação na PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) em João Pessoa. - “Foi muito interessante a apresentação desse grupo na capital, levamos e quem esteve presente pode prestigiar a nossa cultura indígena. Nas escolas tivemos toda uma programação voltada para a semana do índio”, disse.
 
"Kurumyns (crianças em tupí) observam admirados a nova sala de informática que foi instalada na escola"

“Parabéns a comunidade de Ibykuara, quem já trabalhou ai sabe como era essa escola, e as dificuldades que os professores tinha. Hoje pra mim foi um dia especial e muito emocionante em ver essa escola onde eu também tive o prazer de trabalhar nela, sendo reinaugurada toda linda, com piso novo mobiliário, e sala de computação, um sonho realizado. Parabéns ao prefeito Adriano por mais uma conquista”, foi o que relatou a indígena Maria de Loudes Soares.
 
Toré

Ao lado de autoridades, secretários e funcionários da Prefeitura, o prefeito Adriano Barreto comemorou a passagem do dia do índio dançando o tradicional toré com os índios de Ybykuara e professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba na Oca da comunidade. Ainda foi servido ao público presente muita comídas típicas da região.
 
Paralelamente a programação indígena, na Aldeia Alagoa Grande aconteceu durante toda esta sexta-feira 19, por mais um ano, o Torneio do Índio onde participaram diversas equipes de todas as comunidades de Marcação. Um grande público compareceu para prestigiar a programação. A Secretaria Municipal de Esportes entregou troféus, medalhas e premiação em dinheiro aos vencedores.
 

FONTE: Da redação/PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...