Pular para o conteúdo principal

LITORAL NORTE: Aberta Campanha de Vacinação contra Influenza para População Indígen





                                                                                                                O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, na manhã desta segunda-feira (15), da abertura da Campanha de Vacinação contra a Influenza para a População Indígena, que aconteceu em Baía da Traição. O evento, que foi realizado em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e as Secretarias de Saúde de Baía da Traição, Marcação e de Rio Tinto, aconteceu no Posto de Saúde José Roberto pereira, na Aldeia Cumari, e marcou a abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), cujo objetivo é alcançar os indígenas que moram em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.
Até o próximo dia 26, serão oferecidas à população indígena, além da vacina contra influenza, vacinas contra varicela, febre amarela e as vacinas de rotinas, para a atualização do cartão de vacinas. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, mais de 700 mil doses da vacina contra influenza foram distribuídas para todo o estado, 20 mil doses só para a região de Baía da Traição, Marcação e de Rio Tinto.
A abertura oficial da Campanha de Vacinação para a população em geral será realizada no próximo sábado, dia 20, na Praça Rio Branco, em João Pessoa. “É muito importante essa iniciativa de realizarmos a abertura da Campanha de Vacinação para os Povos Indígenas, como meio de valorizar a cultura tão rica dessa população. A SES está participando ativamente da campanha, oferecendo todos os insumos necessários, além de material educativo, como panfletos. Além disso, a SES realiza o monitoramento do alcance vacinal. A nossa meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo”, disse Isiane.
Na região de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto vivem aproximadamente 12.542 indígenas. Segundo o cacique Heleno Roberto da Silva, é de grande importância uma campanha de vacinação voltada para a população indígena. “O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa. A SES fez reuniões prévias com os indígenas para planejar as ações. É de extrema importância essa campanha voltada para a nossa população, pois com a vacinação podemos evitar que doenças se proliferem”, disse.
Vacinação contra Influenza – A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como tema: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Esta é a 15ª edição da campanha. Fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de dois anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres de resguardo de até 45 dias), população prisional, indígenas e grupo de portadores de doenças crônicas. Os 2.377 postos de vacinação de todo o estado estão abastecidos. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode ligar para o Núcleo de Imunização da SES, nos telefones (83) 3218 7458 e 3218 7383.


Da redação, com informações da SECOM-PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...