Pular para o conteúdo principal

LITORAL NORTE: Aberta Campanha de Vacinação contra Influenza para População Indígen





                                                                                                                O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, na manhã desta segunda-feira (15), da abertura da Campanha de Vacinação contra a Influenza para a População Indígena, que aconteceu em Baía da Traição. O evento, que foi realizado em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e as Secretarias de Saúde de Baía da Traição, Marcação e de Rio Tinto, aconteceu no Posto de Saúde José Roberto pereira, na Aldeia Cumari, e marcou a abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), cujo objetivo é alcançar os indígenas que moram em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.
Até o próximo dia 26, serão oferecidas à população indígena, além da vacina contra influenza, vacinas contra varicela, febre amarela e as vacinas de rotinas, para a atualização do cartão de vacinas. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, mais de 700 mil doses da vacina contra influenza foram distribuídas para todo o estado, 20 mil doses só para a região de Baía da Traição, Marcação e de Rio Tinto.
A abertura oficial da Campanha de Vacinação para a população em geral será realizada no próximo sábado, dia 20, na Praça Rio Branco, em João Pessoa. “É muito importante essa iniciativa de realizarmos a abertura da Campanha de Vacinação para os Povos Indígenas, como meio de valorizar a cultura tão rica dessa população. A SES está participando ativamente da campanha, oferecendo todos os insumos necessários, além de material educativo, como panfletos. Além disso, a SES realiza o monitoramento do alcance vacinal. A nossa meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo”, disse Isiane.
Na região de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto vivem aproximadamente 12.542 indígenas. Segundo o cacique Heleno Roberto da Silva, é de grande importância uma campanha de vacinação voltada para a população indígena. “O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa. A SES fez reuniões prévias com os indígenas para planejar as ações. É de extrema importância essa campanha voltada para a nossa população, pois com a vacinação podemos evitar que doenças se proliferem”, disse.
Vacinação contra Influenza – A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como tema: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Esta é a 15ª edição da campanha. Fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de dois anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres de resguardo de até 45 dias), população prisional, indígenas e grupo de portadores de doenças crônicas. Os 2.377 postos de vacinação de todo o estado estão abastecidos. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode ligar para o Núcleo de Imunização da SES, nos telefones (83) 3218 7458 e 3218 7383.


Da redação, com informações da SECOM-PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...