Pular para o conteúdo principal

Festa de Reis de Marcação chega a sua 50ª edição com sucesso de público; “veja fotos”

Prefeita Lili recebeu amigos e lideranças políticas na 50ª festa de Santos Reis
Prefeita Lili recebeu amigos e lideranças políticas na 50ª festa de Santos Reis
“Organização foi planejada pela Secretaria de Eventos e Turismo. Evento foi realizado na noite deste sábado (14)”.
Uma noite para ficar marcada nos corações. A cidade de Marcação, no Litoral Norte paraibano, realizou na noite deste sábado (14), mais uma Festa de Reis. O evento é considerado um dos mais tradicionais do município e região.
Sucesso de público
Segundo os organizadores, cerca de 6 mil pessoas prestigiaram as atrações: Raniery Gomes, Bonde do Brasil e Gigantes do Brasil. Uma mega estrutura de palco, som, luz e banheiros químicos foi montada para receber os visitantes.
Personalidades e a população em geral
A prefeita Eliselma Oliveira (Lili) esteve na festa acompanhada do vice-prefeito Reginaldo Benjamim (Régio), auxiliares de governo, correligionários e do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB). “É uma grande alegria realizar um dos nossos mais prestigiados eventos. Lembro bem, desde criança, quando acompanhava esta festa, ainda quando Marcação era distrito de Rio Tinto. Que felicidade!”, disse a gestora.  
“Hoje, como prefeita da cidade, tenho a oportunidade de realizar os 50 anos da Festa de Reis. Maravilhoso! Eu só tenho a agradecer a população e aos turistas que nos prestigiam. Do fundo do meu coração, nosso muito obrigado. Vamos fazer cada ano melhor”, frisou Lili.
Para o vice-prefeito Reginaldo, apesar das dificuldades financeiras em que passa o país, Marcação tinha que driblar a crise e, se superar na promoção de uma das suas principais festividades. “Tudo isso parte de um sonho realizado. Vamos mostrar que faremos a diferença, pautando um governo amigo e de determinação, apesar das dificuldades”, destacou.
O deputado estadual Ricardo Barbosa, revelou surpreso pela estrutura e organização do evento. “Sinto-me feliz em estar aqui. É uma festa imensa e feliz. Sinceramente, nunca pensei que em uma pequena cidade do interior paraibano, pudéssemos ter um grandioso espetáculo como esse. Marcação e sua gente estão de parabéns, salve sua cultura”, falou.   
Vídeo da Gigantes do Brasil e participação Juninho Silva Amor D’Luxo:
Organização
A segurança da população foi mantida pela Polícia Militar e por uma Empresa de Segurança contratada. Em um local estratégico, a Prefeitura montou uma base com ambulância, onde ofereceu atendimento com os profissionais da Secretaria de Saúde do município.
A estrutura montada pela Secretaria de Turismo e Eventos foi fundamental para atrair, acomodar diferentes públicos e garantir que o espetáculo acontecesse como esperado, definindo a festa como uma das maiores já realizadas.
Clique nas imagens para ampliar e ver álbum de fotos:

Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com Redação, PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...