domingo, 1 de janeiro de 2017

Impeachment, corrupção e eleições marcaram 2016



O ano de 2016 foi bastante movimentado no ambiente político e será lembrado para sempre por diversos acontecimentos impactantes. Ocorreu de tudo um pouco. Nesse período, o Brasil acompanhou a revelação de inúmeros casos e suspeitas de corrupção, além do longo processo de impeachment pelo qual passou a ex-presidente da República Dilma Rousseff, que foi removida do cargo que ocupava pelo Congresso Nacional, por crime de responsabilidade. O ano também foi de eleições municipais e de alianças parlamentares surpreendentes.
Corrupção
O Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou o resultado do julgamento de ações de improbidade, crimes contra administração pública, fraudes em licitações e crimes de responsabilidade movidas contra prefeitos, ex-gestores e outras pessoas que exercem ou exerceram funções em municípios do estado. 
A Operação Andaime completou um ano em junho, com 79 investigações instauradas, 67 réus e 421 delitos investigados, em ações contra fraudes licitatórias envolvendo empresas e prefeituras da Paraíba.
Eleições
Nas duas principais cidades da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, os prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues foram reeleitos, respectivamente, tendo como vices Enivaldo Ribeiro e Manoel Júnior.
Impeachment
Por 61 votos a 20, o plenário do Senado decidiu pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT). O resultado foi comemorado com aplausos por aliados do então presidente interino Michel Temer (PMDB) e proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado.
Aliança de Cássio e Maranhão
Em um ano de grandes reviravoltas políticas, os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB), duas forças locais que já se enfrentaram em eleições passadas, se aproximaram em virtude de pontos de interesse em comum, como as obras de transposição do Rio São Francisco.

Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!