quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

'Palacete dos Lundgren’ será palco da abertura dos ‘Jogos Indígenas 2017'

Reunião definiu o Palacete dos Lundgren como local para abertura dos jogos
Reunião definiu o Palacete dos Lundgren como local para abertura dos jogos
O Governo do Estado, em parceria com os municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, promoverá, no período de 7 a 11 de abril, os Jogos Indígenas da Paraíba 2017. A expectativa é para a participação de cerca de 300 indígenas de 32 tribos nas competições. As equipes campeãs receberão premiação em dinheiro. Após reunião na Prefeitura de Rio Tinto, na manhã desta terça-feira (24), ficou definido que abertura acontecerá na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, no antigo Palacete da Família Lundgren, hoje pertencente aos potiguaras.
Os índios e índias potiguaras participarão dos jogos nas modalidades cabo de guerra, maratona, canoagem, corrida da tora, futebol de campo, futebol de salão e arremesso de lança.
O encontro contou com as participações de representantes das três cidades; como o prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia; prefeita de Marcação, Eliselma Oliveira; e da Baía da Traição representada pela Chefe de gabinete Marilene Artur. Também participaram os Secretários de Assuntos Indígenas das cidades de Baía da Traição (Isaías Marcolino) e Rio Tinto (Luan Cardoso). O sub-secretário de esportes de Baía da Traição (Saulo Carvalho), o diretor de esportes de Rio Tinto (Kilder Campos), o representante Potiguara José Ciriaco e o cacique Geral Sandro Gomes, além dos coordenadores dos Jogos Indígenas no Litoral Norte, José Hugo, Josimar Batista e Antônio Fernandes.
Entrevista com José Hugo
“A promoção dos jogos indígenas é uma das ações do Governo do Estado no olhar especial à cultura e à tradição dos povos potiguaras”, afirmou o prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia.
A prefeita de Marcação, Lili Oliveira, lembrou que os três municípios estão empenhados na parceria com o Governo do Estado para o pleno êxito dos jogos. “Marcação está dentro das nossas condições, a disposição de parceiros que queiram investir e fomentar o esporte. Temos uma das maiores populações indígenas da Paraíba, e queremos promover o esporte para todos os seguimentos”, avaliou Lili.
– Os Jogos Indígenas são promovidos desde 2012, com o objetivo de integrar os povos potiguaras. A cada ano, ele sempre acontece numa tribo de um município diferente. No ano passado a cidade idealizadora foi Marcação.
Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Fernando Naia
Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Fernando Naia

Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com informações do Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!