segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Inscrições Sisu 2017 têm início nesta terça-feira

Inscrições Sisu 2017
As inscrições do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada terão início nesta terça-feira, dia 24 e seguem abertas até o dia 27 de janeiro. Veja neste artigo tudo que foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) sobre as inscrições com a nota do Enem.
Sisu 2017 é destinado para estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016. O programa foi criado no ano de 2009 e tem como principal objetivo selecionar estudantes para ingresso no ensino superior em instituições federais de ensino.
A inscrição para o sistema não possui taxa e é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Para iniciar o cadastro o estudante precisa apresentar o número de inscrição do Enem 2016 e senha.
O processo seletivo do Sisu 2017 estará disponível para inscrição do primeiro semestre até às 23h59min, pois na madrugada sairá do ar para atualização. Neste momento serão calculadas as notas de corte para cada curso de instituição participante. Para se inscrever, os participantes deverão utilizar CPF e a senha utilizada no Enem. Quem não se lembrar poderá acessar a página do Exame e clicar na opção “esqueci minha senha”.

Sisu 2017 mudanças e inscrição

MEC anunciou recentemente as principais mudanças no Sisu 2017. Nesta edição as instituições participantes do sistema poderão exigir nota mínima por prova. Nas edições anteriores era calculada a nota de corte pela média das notas de cada área, sendo assim cada curso possuía nota diferente, independente de notas mínimas por prova.
Com a modificação as IES (Instituições do Ensino Superior) avaliam o candidato por prova. Porém este requisito é opcional, cada universidade ainda poderá usar os dois critérios, por média ou por nota mínima, inclusive conjuntamente. Além disso, permanece com a exigência que o candidato deverá obter nota maior que zero na redação para poder se inscrever no Sisu 2017.
O estudante deverá informar duas opções de cursos sendo apresentadas por ordem de preferência. Isto influirá na participação da lista de espera caso o participante não for selecionado. O Sisu 2017 possui dois tipos de vagas, sendo ampla concorrência e políticas de ações afirmativas e cotas. O participante deverá também optar por qual deseja concorrer. As notas de corte divulgadas ao fim de cada dia após atualização vão dar ao candidato noção se estará selecionado ou não.
As vagas do Sisu 2017 destinadas às ações afirmativas são destinadas a candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola de rede pública tendo renda per capita inferior ou igual a um salário mínimo. Os autodeclarados indígenas, pardos e pretos também fazem parte das ações afirmativas. 50% das vagas serão destinadas para este tipo de concorrência.
As vagas de ampla concorrência são destinadas a todos os participantes do Enem 2016, independente de qualquer requisito que não seja a nota.

Resultado e matrícula do Sisu 2017

resultado da chamada regular do Sisu 2017 será divulgado no dia 30/01 (segunda-feira). Para consultar, os candidatos poderão acessar o portal do MEC no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br ou nas próprias instituições de ensino para o qual se inscreveram. A matrícula do Sisu 2017 terá que ser realizada nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. O registro acadêmico será feito diretamente na instituição onde o estudante foi aprovado, mediante apresentação de todos os documentos comprovatórios requisitados pela instituição. Quem tiver com dúvidas sobre os documentos necessários poderá se informar na própria universidade ou instituto onde foi selecionado.
O período para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2017 também será divulgado pelas instituições participantes em edital próprio. Todas as etapas subsequentes do processo de seleção ficarão por conta das próprias instituições de ensino.

Índios Potiguara da Paraíba.Com
Via: http://www.sisu2017.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!