Pular para o conteúdo principal

Comunidade indígena de Jaraguá realiza jogo entre Amigos de Nino x Amigos de Fabinho de Brizola





A comunidade indígena de Jaraguá em Rio Tinto foi palco por mais um ano do jogo amigos de Nino versos amigos de Fabinho de Brizola no último sábado 15.

O jogo idealizado pelo filho de Rio Tinto Nino Paraíba, atual lateral direito do Vitória da Bahia acontece todos os anos na sua comunidade de origem. Segundo Nino, “esta é uma forma de retribuir aos seus amigos, familiares e conterrâneos o carinho e a confiança depositada no seu profissionalismo”, disse.
 
Para o vereador e desportista Fabinho de Brizola, que já vem realizando este jogo ao lado do Nino a anos, é importante que a cidade acolha e dê incentivo aos atletas profissionais e amadores.

Fabinho ressaltou a humildade de Nino, e agradeceu aos companheiros de ‘pelada’ por aceitar mais uma vez o convite para participar do jogo festivo.
 
Quem também participou do jogo foi o vereador Welliton Campos, que comemorou o resultado de sua equipe (Flamengo) 4 x 3 (Palmeiras) de Nino. Ele enfatizou a importância desse jogo ser realizado todos os anos; “as pessoas que admiram o Nino tem o prazer de ver um atleta de nível nacional jogar em sua terra, muitos das nossas crianças e adolescentes se espelham no futebol de Nino, ele é uma pessoa que não esqueceu suas origens, então porque que não prestigiá-lo”, disse o vereador a nossa reportagem.

Quem também participou da partida de futebol foi o atacante do São Caetano-SP, o guarabirense Ney Paraíba, bastante ovacionado pelo público presente, Ney posou para fotos ao lado de Nino e diversos amigos que vem fazendo na cidade de Rio Tinto, principalmente com seu irmão ‘João’ que atualmente esta residindo na cidade fabril.

No final, Nino e sua família serviu uma feijoada regada a uma cervejinha e refrigerante para o público presente.

Confira mais fotos no link a seguir: www.facebook.com/media/set/

Da redação/PBVale
Por Felipe França

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...