Pular para o conteúdo principal

MPF convoca audiência para tratar da saúde indígena na Paraíba






O Ministério Público Federal na Paraíba realizará nesta segunda-feira (10), às 14h, audiência pública para anunciar ações de enfrentamento aos problemas referentes à saúde indígena no estado, como a situação caótica dos postos de saúde e do abastecimento na área indígena. A audiência faz parte de conjunto de estratégias definidas pelas Procuradorias da República no Norte/Nordeste, no âmbito do denominado ‘Dia D da Saúde Indígena dos Povos do Norte/Nordeste’. Na Paraíba, a reunião terá participação dos povos Potiguara, Tabajara, além de representantes locais da Funai e do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei.

Na audiência, os indígenas participantes poderão também se manifestar sobre outros problemas que afligem as comunidades, como o atraso nas demarcações de terras, os problemas na área da educação indígena, e a questão da segurança.
Novas ações – Ainda dentro do conjunto de providências adotadas, o MPF planeja ajuizar nesta segunda-feira (10) duas ações civis públicas na área de saúde e abastecimento indígena. Também será discutida a falta de atendimento aos indígenas não aldeados. Para o procurador da República Duciran Farena, a recusa da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) em atender os indígenas tabajaras que se encontram fora de suas terras é injustificada, pois eles não estão morando na capital ou em assentamentos rurais por opção, e o atendimento poderia ser facilmente prestado por unidades móveis.
Discussão prejudicada – A convocação para a audiência da próxima segunda-feira foi feita durante reunião realizada no dia 6 de dezembro com representantes das tribos potiguara e tabajara. A reunião, que tinha o propósito principal de discutir a demarcação e homologação da Terra Indígena Potiguara de Monte Mor e demarcação da Terra Indígena Tabajara na Paraíba, foi prejudicada pela ausência do coordenador regional da Funai, devido a não liberação pela Funai-Brasília de passagens para seu deslocamento, de Fortaleza (CE) onde se encontra a sede da coordenação regional, a João Pessoa (PB).
Dia D – A data para a realização do ‘Dia D da Saúde Indígena’ em todo o território nacional foi escolhida em razão de ser o dia (10/12) em que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, em Paris (França), a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, sendo considerado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

FONTE: PB VALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...