Pular para o conteúdo principal

Francisco Silva representará o ‘Vale do Mamanguape’ na São Silvestre 2012





Vem aí a tradicional Corrida de São Silvestre! O evento reúne atletas do mundo todo no último dia do ano, em São Paulo. E a nossa Região vai marcar presença. O atleta rio tintense Francisco Silva (Chiquinho), já está nos preparativos finais e pega vôo na próxima quinta-feira (28).
“Para mim é uma festa, ali é o final do ano, que as pessoas se juntam, que correram o ano inteiro juntas. É um congraçamento, está todo mundo junto e isso é muito bom. O lado bom da corrida é isso também” - disse o atleta Francisco Silva. “Eu gosto de estar representando a minha cidade Rio Tinto, além de todo o Vale do Mamanguape. Gosto também de estar nos eventos, porque eu faço isso com muito amor”, – declarou.
Os exemplos têm incentivado outras pessoas a praticar o esporte. O Francisco Silva também tem várias medalhas e já correu em várias oportunidade na São Silvestre. Mas acredita que o mais importante do esporte não são as conquistas e, sim, os benefícios que traz.
“Ao praticar algum esporte você vai ver que o seu rendimento vai melhorar, você vai ter pensamento melhor para trabalhar no serviço. Graças a Deus, tudo na vida, o que é bom para a gente, é praticar esporte. É bom para a saúde e para a mente” – concluiu o rio tintense.
Chiquinho conta com o apoio da Usina Mirirí e da prefeita Magna Gerbasi de Rio Tinto.
São Silvestre terá novidades
Última prova esportiva brasileira, a São Silvestre já sofreu várias modificações ao longo de 87 edições. O percurso já foi alterado 12 vezes, a distância 18. E a 88ª não poderia ser diferente. Duas inovações serão testadas em 2012.
A primeira delas será com relação ao horário. Pela primeira vez a corrida acontecerá no período da manhã, com largarda marcada para às 7h. A segunda, será a criação do grupo de elite "B", que terá representantes de todos os estados brasieliros e de países sul-americanos.
Para fazer parte do pelotão "B", os interessados, no ato de inscrição, devem entregar um currículo com os tempos obtidos nos úlitmos 12 meses, em provas oficiais. A marca mínima para os homens é de 51 minutos, e para as mulheres é de 59. 
Entrega dos Kits
Os kits serão entregues para os corredores nos dias 28 e 29, das 9h às 19h, e no dia 30, das 9h às 16h. O endereço para a retirada dos adereços é Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361, no ginásio estadual Geraldo José de Almeida.

fonte: Da redação/PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...