Pular para o conteúdo principal

Litoral Norte: Investimentos irão melhorar qualidade de vida da população








O Litoral Norte da Paraíba vem recebendo atualmente volumosos investimentos em diversas áreas estratégicas e significativas para a melhoria da qualidade de vida desta população.
A região que tem sua economia baseada principalmente na Indústria canavieira, entre outros segmentos, passa por ‘novos tempos’, desde investimentos no ramo empresarial, imobiliário, aos das administrações pública, a partir dos entes federados: governo federal, estadual e municipal.
Para quem vem acompanhando todo esse desenvolvimento, a pesar ainda de algumas dificuldades enfrentadas no Litoral Norte, é visível o progresso que esta região poderá viver nos próximos anos, ou nas próximas décadas.

Em 2005 o governo federal deu início à construção da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto. O que vem gerando novas oportunidades de empregos e renda, alavancando o conhecimento científico e tecnológico através dos cursos de Ecologia, Matemática, Antropologia, Ciências da Computação, Hotelaria, Secretariado, Desing, Gestão de Negócios, Ciências Contábeis, Pedagogia e Sistema da Informação.

A duplicação da BR – 101, alcançando todo o trecho do Litoral Norte, passando por João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Lucena, Capim, Mamanguape, Rio Tinto e Mataraca é uma outra grande conquista para os habitantes em geral, motoristas, como para o turismo e os produtores agrícolas e de outros setores. O que vem a aumentar a especulação e o atrativo de novos empresários para instalação de novas empresas.
Outros investimentos

Escola Técnica: O governador do estado autorizou o início das obras de construção da Escola Técnica de Mamanguape. A obra, orçada em R$ 7,2 milhões, está dentro do projeto de implantação de 15 escolas técnicas no Estado. A escola, que será instalada no conjunto Nossa Senhora da Penha, terá capacidade para 1200 alunos, quadra poliesportiva coberta, oito laboratórios, sala multimídia para professores e alunos, biblioteca e auditório para mais de 200 pessoas. A escola profissionalizante vai ter um reflexo positivo para toda a região do Vale do Mamanguape e representa uma esperança nova para os jovens terminarem o ensino médio com uma profissão.

Hospital Regional: Num montante de cerca de 10 milhões de reais, a cidade de Mamanguape ainda vai receber um Hospital Regional de Urgência e Emergência. A obra vai beneficiar mais de 40 mil habitantes da cidade, além de milhares de outros que residem nas cidades vizinhas, segundo estimativa do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa.

Os 12 municípios que compõem o Litoral Norte da Paraíba também têm contribuído no desenvolvimento em outras áreas, como em infra estrutura: urbanização, moradia, educação, saúde, e iluminação, através das contra-partida firmadas nas parcerias seja de nível estadual ou federal.
FOTE: Da redação / Por Felipe França/PB VALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...