Pular para o conteúdo principal

Duas ações sobre saúde indígena na Paraíba


MPF ajuíza duas ações sobre saúde indígena na Paraíba





Na Paraíba, o Dia D da Saúde Indígena (10 de dezembro) foi marcado por uma audiência pública convocada para apresentação das duas ações judiciais propostas nesta data, contra a União (Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde - Sesai) e discussões sobre a prestação dos serviços de saúde às comunidades potiguara e tabajara. Compareceram à audiência representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sesai além de índios e suas lideranças.
A propositura das ações sobre saúde indígena foi anunciada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Duciran Farena, em audiência pública realizada na tarde de hoje (10). A primeira, objetiva a regularização do atendimento prestado pelos polos base (postos de saúde) indígenas e Casas de Apoio à Saúde do Índio (Casais) no município de Marcação (PB). Segundo o procurador, inspeção realizada em novembro de 2012 constatou problemas como a falta de serviços de transporte, inclusive para emergência, falta de equipamentos, materiais de consumo e higiene, falta de medicamentos, até mesmo básicos como esparadrapo e não pagamento das contas de luz.
A segunda ação visa obrigar a União a assumir o sistema de abastecimento de água da Aldeia Três Rios. O poço e a caixa de água que servem a aldeia, fundada em 2003, foram construídos pelo município de Marcação em 2005, com verbas federais oriundas de um convênio celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão então responsável pela saúde indígena. No entanto, como a obra foi executada de forma defeituosa (apesar do repasse integral dos recursos) e a Funasa recusou-se a recebê-la. Desde então, a situação do equipamento vem se agravando pela falta de manutenção, realizada de forma esporádica e insuficiente pelo município. Também pela falta de pagamento das contas de luz, a ameaça de corte da energia para a bomba de água é constante.
A comunidade vem consumindo água contaminada, pois não é submetida a qualquer tratamento. No ano passado, o MPF, em diversas reuniões, tentou fazer com que a recém-criada Sesai assumisse o abastecimento da aldeia Três Rios, consertando o sistema existente ou construindo outro. Apesar da disposição inicialmente mostrada pelos dirigentes locais (o Dsei-PB), a assunção do serviço foi vetada pela Sesai em Brasília, sob o argumento de não poderiam receber obras com pendências.
Para Duciran Farena, a recusa é absurda e ilegal. “Os indígenas não podem ser responsabilizados por problemas de prestação de contas de convênios celebrados com órgãos do governo federal. Se há pendências, que a Sesai cobre dos administradores da Funasa que não fiscalizaram a construção da caixa d'água. Se há faturas de energia não pagas, que cobrem da Funasa ou da autoridade que entenderem responsável ou então construam um novo sistema de abastecimento. O que não pode é quererem se livrar da responsabilidade pela saúde da comunidade indígena que está até hoje consumindo água contaminada por falta de tratamento, e corre o risco de ficar completamente sem abastecimento, se a luz for cortada”, afirmou.
As ações em prol da saúde indígena desencadeadas pelo Dia D prosseguem, sendo motivo de especial preocupação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão a recusa da Sesai em prestar atendimento médico aos indígenas tabajaras, que ainda não possuem qualquer terra demarcada.



Fonte: PB VALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...