sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PBVALE Apresenta: “As Belezas do Litoral Norte”


Praias isoladas ou balneários badalados? Passeios ‘com emoção’ ou apenas sossego à beira-mar? Além de uma história rica. Tem de tudo na rota do Litoral Norte, região do Vale do Mamanguape.
A cidade pólo é o município de Mamanguape, na região da Zona da Mata Paraibana. Mamanguape foi palco de diversas batalhas contra franceses e holandeses. É um município que possui uma história rica em todos os sentidos. O local tem o privilégio de ser cortado por rios e por mar e possuir terras férteis cobertas de Pau-brasil. O significado do nome ‘Mamanguape’, nome indígena que significa água boa de si beber.
O crescimento de Mamanguape chegou a ofuscar a capital, com seu comércio intenso. A cana-de-açúcar e o algodão levaram para Mamanguape os exportadores e seus armazéns de estivas, com gêneros de toda espécie. O comércio de cabotagem, por meio do porto de Salema, fazia as bases da fortuna coletiva.
Chegou a ser a 2° cidade, mas desenvolvida da Paraíba, por causa disso teve o privilégio de receber o imperador Dom Pedro II. A vida cultural era intensa e o Teatro Santa Cecília apresentava grupos vindos do Recife direto para Mamanguape.
Num todo, a microrregião do Vale do Mamanguape tem uma população estimada em 135.467 (IBGE) habitantes e está dividida em onze municípios, com uma área de 1.960,503 km.
O território Potiguara é privilegiado por riquezas naturais, entre os municípios de Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto e Mataraca, litoral norte paraibano. Cada aldeia tem suas particularidades, estando algumas a beira mar, outras mais próximas da mata e ainda com rios, lagoas, cachoeiras, manguezais e muito mais.


Baía da Traição
O litoral da cidade de Baía da Traição é um dos mais belos do Nordeste, tendo a configuração de meia-lua, onde se destacam praias sinuosas, falésias multicoloridas, dunas e uma linha de arrecifes, formando um conjunto harmonioso de rara beleza paisagística.
A praia é a característica natural mais visada pelos turistas, mas não é só isso, há no município belos rios e lagoas, algumas delas com vegetação admirável. Em Baía da Traição, se pode encontrar o índio Curumim, assim conhecido.
O ponto forte do turismo é sem dúvida a presença de índios. O artesanato é um dos mais bonitos do Estado e a dança é a identidade dos Potiguaras e pode ser encontrado em todas as aldeias da reserva pertencente ao município.
Seu carnaval, que faz parte do calendário turístico da região é um dos mais agitados da Paraíba.
Baia da Traição tem sua costa protegida por uma linha de arrecifes (as pedras) que lhe dá características originais de rara beleza. O Forte, com sua praia e sua famosa vista dos canhões atrai muitos turistas ao lugar, sendo considerado um dos pontos mais belos de se olhar a cidade.



Mataraca
O município de Mataraca é o último do Estado da Paraíba, no sentido Litoral Norte, está a aproximadamente a 110 km de João Pessoa-PB e a 120 km de Natal-RN.
Os atrativos turísticos são: a Igreja Matriz do Bom Jesus, passeio pelo Rio Camaratuba, Lagoa Encantada (um espelho de água cristalina cercado de mangueiras), visita ao Parque Ecológico do Caranguejo Uçá e a praia de Barra de Camaratuba.
Na sua área são distribuídas as opções de trilhas ecológicas, cavalgada, passeios de barcos pelas ilhas da região, além da bela praia de Barra de Camaratuba onde está situada a reserva indígena dos Potiguares.
A praia de Barra de Camaratuba é conhecida por sediar várias competições a nível nacional de surfe, e por conta disso é muito procurada por surfistas amadores e profissionais. Já consolidou o Circuito Nordestino, Circuito Paraibano e Circuito Brasileiro Profissional de Surfe.


Marcação
Em Marcação estão inseridas duas unidades de conservação, representadas pela Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (APA) e Área de Relevante Interesse Ecológico dos Manguezais do Rio Mamanguape (ARIE).
O município é dotado de importantes ecossistemas costeiros, tais como: Manguezais, Cordões de dunas, Arrecifes, Falésias e Mata Atlântica, mostrando grande potencial para o turismo ecológico.
Marcação possui como vantagem seus 5 km de extensão de litoral protegido por uma extensa linha de arrecifes de corais, formando um ambiente de águas rasas e tranqüilas. Uma das famosas praias do Litoral Norte é a praia de Coqueirinho, localizada ao sul da cidade.






Rio Tinto
Fundada por descendentes suecos e colonizada por alemães, a cidade de Rio Tinto tem arquitetura alemã e belas palmeiras imperiais. Está a 58 km da capital da Paraíba. Além do projeto de proteção e pesquisa ‘peixe-boi marinho’, o roteiro ecológico na cidade inclui o bicho preguiça em praça pública e a reserva Biológica Guaribas (Rebio), com macacos do gênero Aloutta.
Praias encantadoras são encontradas ao lado do litoral do município, com águas mornas e transparentes. Entre mais famosas está Praia de Campina, que compõe, juntamente com Oiteiro, Barra de Miriri e Barra de Mamanguape, uma extensa área de preservação ambiental e propícia ao lazer familiar. O que mais chama à atenção de quem visita é a preservação costeira, quebrada por enseadas e estreitas fozes de rios. Um dos cenários paradisíacos com paisagens formadas por uma faixa de terra que se altera com as dunas, restingas, manguezais e falésias altas e íngremes.



Assim como em Marcação e Baia da Traição, Rio Tinto também apresenta tribos indígenas do povo potiguara.
Um dos maiores atrativos turísticos de Rio Tinto é o Projeto Peixe-
boi, responsável por atuar na preservação, conservação e manejo do peixe-boi marinho e que possui na localidade da Barra do Rio Mamanguape um cativeiro natural. Além de a APA (Área de Preservação Ambiental) de Rio Tinto ser uma das mais importantes áreas de ocorrência, alimentação e preservação do Peixe-boi Marinho, ela também tem como referência a ocorrência da Tartaruga-de-pente; do Cavalo Marinho e do Caranguejo Uçá.






FONTE: PB VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!