Pular para o conteúdo principal

Diário de uma Repórter: enigmática Aldeia Tramataia


A aldeia de Tramataia fica a 5km da cidade de Marcação, região habitada também por população indígena. A paisagem bucólica do lugar se completa pela presença da vegetação do mangue emoldurada pelo tranqüilo Rio Mamanguape.
Nos manguezais que circundam o litoral norte da Paraíba, dizem, tudo pode acontecer, os índios acreditam que aqui habita o Pai do Mangue – entidade mitológica – que aterroriza os pescadores.
Mas o que mais chama a atenção dos visitantes que chegam aqui em Tramataia são as formas que a natureza cria nas plantas e que muitas vezes são tão perfeitas que podem até assustar.
Os nativos acreditam que aqui é um santuário biodiverso, onde a fauna e a flora devem ser respeitadas. Os habitantes mantêm relação estreita com a natureza. O índio Sérgio da Silva é quem costuma sair por aqui procurando galhos, cipós e raízes com formas inusitadas de animais. Ele dá uns retoques nessas plantas para que fiquem mais fiéis à fisionomia dos bichos. Os turistas já descobriram o lugar e vem aqui no verão conhecer o santuário ecológico.
São cobras, pássaros, cavalos, uma verdadeira fauna, que ficam aqui expostos no terreno de um estabelecimento local: O Natureza’s Bar.
Tramataia vem do tupi e significa erva que cura e é o nome de uma planta medicinal usada para combater o inchaço provocado pelo contato com as cascas dos crustáceos e moluscos do mangue.
O lugar é tão bonito que já inspirou até os poetas que por aqui passaram: como está registrado no poema abaixo do pernambucano Joaquim Cardozo (1897-1978).
O trecho mostrado aqui foi extraído do primeiro livro seu primeiro livro Poemas, publicado em 1947.
RECORDAÇÕES DE TRAMATAIA (1934)
I
Eu vi nascer as luas fictícias
Que fazem surgir no espaço a curva das marés
Garças brancas voavam sobre os altos mangues
De Tramataia.
Bandos de jandaias passavam sobre os coqueiros
[ doidos
De Tramataia.
E havia um desejo de gente na casa de farinha e
[ nos mocambos vazios
De Tramataia.
Todavia! Todavia!
Eu gostava de olhar as nuvens grandes, brancas e
[ sólidas,
Eu tinha o encanto esportivo de nadar e de
[ dormir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...