sábado, 20 de julho de 2013

Jogos dos Povos Indígenas 2013 acontecerão em agosto na cidade de Cuiabá

Os atletas disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias

O evento, que acontece a cada dois anos, deverá ser disputado em agosto de 2013 na cidade de Cuiabá, Mato Grosso
Divulgação / Funai
  • O evento, que acontece a cada dois anos, deverá ser disputado em agosto de 2013 na cidade de Cuiabá, Mato Grosso
A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas já tem lugar definido para sua realização.      O evento, que acontece a cada dois anos, deverá ser disputado em agosto de 2013, no Jardim Botânico, na comunidade Sucuri, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O objetivo do evento é assegurar a todos os atletas participantes e aos visitantes plena integração com o meio ambiente.
A proposta para a edição de 2013 é reunir índios representantes de cerca de 40 etnias nacionais. As delegações disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas. “Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes”, definiu o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena.
Carlos Terena também destacou o conceito dos Jogos Indígenas: “O objetivo é a integração das tribos, assim como a celebração das vivências como forma de resgatar a identidade cultural dos povos”.Os Jogos Indígenas deverão reunir mais de 1.400 atletas. A edição será organizada pelo Comitê Intertribal Indígena e pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 Estrutura
A estrutura do local envolve instalações como arena dos jogos, alojamento das delegações indígenas e feira de artesanato. A definição do espaço foi acertada pela direção do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ICT) e por membros das secretarias de governo do estado.
Divulgação / Ministério do EsporteOs jogos indígenas tem como meta assegurar a todos os atletas participantes e aos visitantes plena integração com o meio ambiente
  • Os jogos indígenas tem como meta assegurar a todos os atletas participantes e aos visitantes plena integração com o meio ambiente
“A estrutura escolhida, primordial para a realização dos Jogos, é bastante adequada”, elogiou o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena. Para ele, Mato Grosso é um celeiro de diversidade cultural indígena que merece ser aproveitado. “Aqui é propício para os Jogos, pois pouca gente conhece essa diversidade e o evento se propõe a mostrar a essência da cultura étnica”, afirmou Terena.








Fonte:
MINISTÉRIO DO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!