segunda-feira, 22 de julho de 2013

Prefeitura de Marcação é contemplada com Programa Mais Cultura; escolas entregarão projetos nesta terça-feira (23)



Nove (9) escolas da rede municipal de ensino, da Prefeitura de Marcação foram contempladas com o programa ‘Mais Cultura’. Em 4 de outubro de 2007 foi lançado o Mais Cultura, programa que marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.

Para isso, com a determinação do prefeito Adriano Barreto, as Secretarias de Educação e de Cultura de Marcação já deram início as articulações e realizaram várias reuniões no sentido de repassar o teor do programa aos gestores escolar, a exemplos de diretores e agentes culturais das comunidades que serão beneficiadas.
 
Para o prefeito Adriano Barreto, é a partir desse Programa, que o Governo Federal, Estados e Municípios incorporam a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Essa é, portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministério da Cultura e de todos os brasileiros - um programa pautado na integração e inclusão de todos segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira, disse.

“Já realizamos três reuniões com os diretores de escolas, e com os agentes de cultura para informa-los sobre o programa. Pedimos para que os diretores elaborassem um projeto individual, de acordo com a realidade de cada escola e que identificassem nessas comunidades os agentes fazedores de cultura para serem incluídos no programa. Estaremos nos reunindo com essas pessoas na biblioteca municipal nesta terça-feira 23, as 09:00 horas, para avaliarmos e em seguida cadastrarmos os projetos no sistema do MEC e MINC Ministerio da Educação e Educação e de Cultura”, revelou o secretário de cultura de Marcação, Luciano Oliveira.
 

O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
 
O Plano de Atividade Cultural pode ser composto das mais diversas linguagens artísticas (música, audiovisual, teatro, circo, dança, artes visuais, etc.) e/ ou manifestações da cultura (tradição oral, rádio, culinária, mitologia, vestuário, internet, mímica etc.). Não há formas preestabelecidas para as atividades; a criatividade e a liberdade de construção nos processos de ensino e aprendizagem da escola estão sendo incentivadas. 
 
Da redação/Felipe França
PBVale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!